NFC-e e NF-e

08 Abril 2021

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e – é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicilio o consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.

Quais são as semelhanças e diferenças da NFC-e com a NF-e e o cupom fiscal? A NFC-e é semelhante a NF-e , pois é necessária a utilização da Internet para estabelecer conexão com a SEFAZ que irá validar as informações trasmitidas, onde será criado um arquivo no formato XML contendo a assinatura digital do estabelecimento que esta vendendo. No caso da operação física continua semelhante ao cupom fiscal, pois ao efetuar vendas com o consumidor presente, o estabelecimento terá a opção de imprimir o DANFE-NFC-e para entregar ao seu consumidor final.

Como é emitida a NFC-e? A NFC-e é emitida pelo estabelecimento utilizando o programa Kuiper. Após serem preenchidas todas as informações referentes a NFC-e, (Identificação do Consumidor, Produtos, Forma de Pagamento, etc.) e esta ser assinada eletronicamente pelo Certificado Digital do estabelecimento, a NFC-e é enviada para que seja feita a autenticação e verificação na Sefaz, que analisa os dados consistentes na NFC-e e retorna com o Protocolo de Autorização.

O que é o DANFE-NFC-e? DANFE-NFC-e significa Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Trata-se da representação da NFC-e impressa. O DANFE-NFC-e contem a Chave de Acesso e o Código Qr Code da NFC-e, para que assim o consumidor possa consultar a sua regularidade.

O que é o CF-e-SAT – Cupom Fiscal Eletrônico do SAT? O CF-e-SAT, modelo 59, é um documento fiscal eletrônico. Este documento é emitido, armazenado e transmitido pelo equipamento chamado de SAT que de forma automática, documenta operações de circulação de mercadorias no varejo. Sua validade fica garantida pela assinatura digital feita por este equipamento SAT utilizando-se do seu Certificado SAT/Digital. Como o CF-e-SAT só existe na forma eletrônica, o consumidor receberá como comprovante, o chamado Extrato do CF-e-SAT. Com a utilização do CF-e-SAT, é estabelecido um novo padrão para o varejo, e sendo assim, documento fiscal válido é o Documento Fiscal Eletrônico existente na base de dados do Fisco, este substitui os equipamentos chamados de ECF (Emissor de Cupom Fiscal ou Impressoras Fiscais). Este novo padrão é similar ao atualmente utilizado pela NF-e. Base Legal: Parágrafo único, do artigo 1º da Portaria CAT-147, de 05-11-2012. -> Quais as Vantagens? Redução de custos, simplificação de tarefas. O novo equipamento gera as informações no formato solicitado pelo Fisco e realiza o envio direto para o Banco de Dados da SEFAZ. O equipamento não requer manutenção por ser blindado e foi desenvolvido para evitar que haja problemas e ou fraudes. As vantagens se estendem ao Consumidor Final, que de forma transparente pode consultar o Cupom Eletrônico direto por seu Smartphone, Tablet e ou Computador com acesso a Internet, e para isso basta a leitura do chamado QR-Code(código Bi-Dimensional, utilizado para leitura dos dados registrados)

Procuramos sempre evoluir, e atender da melhor forma possível nossos clientes. Pensando na evolução do mercado atual e inclusive com o crescente consumo com o uso de plataformas digitais Nosso sistema esta integrado com o que há de mais recente, como por exemplo, inteligência de mercado, consultoria tributária armazenamento de documentos fiscais, e-commerces e muito mais...

Fonte: http://www.fazenda.sp.gov.br/sat/duvidas_frequentes/Perguntas_Frequentes_de_Contribuintes_do_SAT_v25.pdf

Super User

Latest Articles

NFC-e e NF-e

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e – é um documento de existência apenas digital, emi...
  • Rua Serra de Botucatu, 878 /880
  • Cj 502 - 5º andar
  • Vila Gomes Cardim
  • CEP: 03317-000
  • +55 (11) 2667-9510
  • +55 (11) 97536-6710
2021 © Kuiper - Todos os direitos reservados

Entre em contato com a Kuiper através do Whatsapp

Contato via Whatsapp
Close and go back to page